domingo, junho 11, 2006

o que podemos esperar...

O que devemos esperar dos outros?
Quais são as obrigações das pessoas que nos são próximas?
Quais são as nossas obrigações para quem nos é próximo?

Esperar seja o que for de alguém é dar um passo no sentido de deteriorar a relação. Se eu quero algo de alguém devo, no mínimo, pedir! Ou então dar a entender o que pretendo; caso contrário posso não receber o que espero e desiludir-me.

As expectativas são decisivas numa relação: se não tiver qualquer tipo de expectativas em relação a alguém não tenho razões para cobrar nada, nem para me desiludir! Quanto mais espero, maior é a probabilidade de desilusão!

O que acontece regularmente é todos criarmos expectativas em relação a toda a gente, mas ninguém sabe o que os outros esperam de nós. Quando tomo uma atitude e que penso que vai agradar alguém que me é próximo, posso estar a actuar abaixo do esperado sendo o meu esforço desvalorizado.


Com isto fica a ideia… não esperem pela refeição no prato, sirvam-se!

Se querem ir “ver a bola” com alguém especial, não esperem pelo convite, convidem…!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

gostei da concepção hegeliana para lerdos

23/6/06 11:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home