sábado, março 04, 2006

A sociedade do futebol

Recentemente, Eto’o, jogador de futebol do F.C. Barcelona, esteve prestes a abandonar um jogo devido a insultos racistas da parte dos adeptos. Este gesto teve alguns ecos mas o seu impacto real foi ridículo. O clube que jogava em casa, Saragoça, foi multado em cerca de 8000€ pelo mau comportamento dos seus adeptos, um valor extremamente baixo para um clube de futebol tendo em conta a gravidade da situação!

Não sei se será só a mim, mas parece-me extremamente incoerente haver racismo no futebol! Este é um desporto em que naturalmente se transferem jogadores de um país para outro há já vários anos, seria de esperar uma atitude tolerante devido à repetição do fenómeno. Alem disso jogar à bola é daquelas coisas que se faz em todo o mundo mesmo que não conheças as pessoas com quem estas a jogar.

Diz-se que o futebol tem uma linguagem própria que se traduz em regras simples que fazem dele um desporto atractivo.

A linguagem é uma característica própria da sociedade e identificativa dos seus membros, se tanto o público como os jogadores partilham essa linguagem: não será o futebol tanto dos jogadores como do público? Se ambos têm a mesma linguagem, porque será que se distinguem membros por razões completamente indiferentes ao jogo? Os clubes contratam estrangeiros para elevar o nível das equipes e não o contrario!
Porque será que agora há gente no futebol que se recusa a entender que as coisas são assim?

A Globalização é uma realidade, quando é que as pessoas começam a pensar que as diferenças do passado já não fazem qualquer sentido?

1 Comments:

Blogger Sr.Policia said...

Caros colegas...para quando a opinião acerca das manifestações em França?
Despedimentos gratuitos? Alavanca da economia? Produtividade a subir?
Bem que podiam estar em desacordo mas quase que aposto que não...digam de vossa justiça

22/3/06 1:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home