quinta-feira, junho 01, 2006

Prós e Contras

A guerra “Carrilho contra a comunicação social” teve a sua mais interessante batalha no programa de debate da RTP: “Prós e Contras”. Raramente na televisão temos a oportunidade de contar com os verdadeiros protagonistas de uma polémica, mas segunda-feira 22 de Maio foi possível. Numa mesa estava Carrilho e Rangel, e denunciar o mau jornalismo e a culpar as “agências” de informação da derrota eleitoral a Lisboa. Na outra mesa Ricardo Costa (director da SIC Notícias atacado violentamente no livro de Carrilho) junto a Pacheco Pereira (também criticado na sua função de comentador politico) criticando o livro de Carrilho e colocando as culpas da derrota no seu protagonista.

O belo deste debate foi a força das argumentações e dos intervenientes. Carrilho, claramente o elemento mais fraco tinha a seu lado Rangel que procurou alertar, com razão, para o mau jornalismo e a falta de investigação de qualidade. Ricardo Costa, como conhecedor de assuntos políticos, esteve bastante forte na sua defesa (chegando a exaltar-se várias vezes devido as directas acusações de Carrilho). Pacheco Pereira, claramente respeitado pelos presentes fez uma análise sem interrupções do livro de carrilho, criticando a forma como foi colocado o problema, assumindo também o problema da informação no nosso país.

Na discussão: quem ganhou o debate? Eu diria que foi que viu! A democracia é algo parecido com o que ali se passou! Houve um alerta para as agências criadoras de notícias e potenciadoras de campanhas eleitorais. E uma mediatização de um livro que será com certeza um fenómeno de vendas que afastará o Prof. Carrilho das salas de aula por mais alguns anos!

A minha posição em relação ao caso Carrilho é simples: Quando um Homem tem que se justificar não querendo assumir as culpas é porque não está preparado a desempenhar um cargo! Carrilho atribui a outros a responsabilidade da derrota, será que em caso de vitória as agências seriam “uma vantagem para a democracia?”.

Assumir um cargo público é uma responsabilidade demasiado grande, apenas os mais “capazes” o deveriam fazer! Um dos grandes problemas do nosso país é que, por questões partidárias, os lugares públicos vão parar as mãos erradas… temos claramente que pensar melhor antes de votar, e, acima de tudo, se nos sentirmos capazes colocar-nos em posição de elegíveis!

Temos que participar mais nas decisões politicas!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»

19/7/06 2:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home