Como vender uma ciência
Vender é um dos aspectos mais importantes no sistema económico actual. Saber vender é essencial até para conseguir emprego. Hoje vendemos capacidades, conhecimentos, informação… além de vender apenas produtos. A Economia de mercado prova que é capaz de despertar o interesse para que tudo se venda, até uma ciência.
Chamar a atenção para as formas de investigação da ciência económica não é fácil. Poucas pessoas estão interessadas em saber para que serve a Econometria ou qualquer outra ferramenta, o que interessa são os resultados.
Recentemente, surgiu uma nova forma de chamar a atenção para a forma de estudar fenómenos económicos, ou seja, alguém arranjou maneira de “vender” melhor a Economia. O método é simples, usar ferramentas da Economia e aplicá-las em coisas do quotidiano e depois mostrar que a ciência económica pode ajudar a tirar conclusões bastante interessantes. A necessidade de saber mais sobre a Economia nasce naturalmente nas pessoas quando alguém diz que: “é muito improvável comprar um carro usado fazendo um bom negócio”; ou: “se tiver a casa à venda numa agência imobiliária o esforço do vendedor para fazer subir o preço não será muito grande e irá faze-lo perder dinheiro”!
A ciência vendida em pequenos pacotes torna-se tão importante como o jornal do dia, ninguém quer ser enganado, ninguém quer estar “fora de jogo”!
Tudo isto leva a um raciocínio um pouco mais profundo: Qual é a Economia que se vende?
A economia Liberal é claramente mais fácil de vender que as outras. É mais individualista, mas próxima dos objectivos de consumo e coloca menos limites ao que uma pessoa pode alcançar! Além disso inibe as responsabilidades em relação ao resto do mundo: se não estão melhor a culpa só pode ser deles.
Esta economia vende-se porque as pessoas querem saber como se ganha dinheiro e como se pode ser mais esperto que os outros pensando um pouco sobre as coisas.
A economia liberal é vendida a um nível “Micro”, sem politica ou ideologia envolvida, apenas coisas do quotidiano que interessam a quem tem todos os dias que lidar com projectos de compra de casa, carro e gestão de pequenos orçamentos familiares. Através de uma linguagem simples, onde se mistura com oportunidade expressões mais técnicas, é possível mostrar aquilo que as pessoas querem ver, sempre após o pagamento respectivo.
Vender a Economia, irónico, vender a ciência que tenta explicar e entender os mecanismos de vendas…
(Também publicado em “http://o-quelhas.blogspot.com”)
Chamar a atenção para as formas de investigação da ciência económica não é fácil. Poucas pessoas estão interessadas em saber para que serve a Econometria ou qualquer outra ferramenta, o que interessa são os resultados.
Recentemente, surgiu uma nova forma de chamar a atenção para a forma de estudar fenómenos económicos, ou seja, alguém arranjou maneira de “vender” melhor a Economia. O método é simples, usar ferramentas da Economia e aplicá-las em coisas do quotidiano e depois mostrar que a ciência económica pode ajudar a tirar conclusões bastante interessantes. A necessidade de saber mais sobre a Economia nasce naturalmente nas pessoas quando alguém diz que: “é muito improvável comprar um carro usado fazendo um bom negócio”; ou: “se tiver a casa à venda numa agência imobiliária o esforço do vendedor para fazer subir o preço não será muito grande e irá faze-lo perder dinheiro”!
A ciência vendida em pequenos pacotes torna-se tão importante como o jornal do dia, ninguém quer ser enganado, ninguém quer estar “fora de jogo”!
Tudo isto leva a um raciocínio um pouco mais profundo: Qual é a Economia que se vende?
A economia Liberal é claramente mais fácil de vender que as outras. É mais individualista, mas próxima dos objectivos de consumo e coloca menos limites ao que uma pessoa pode alcançar! Além disso inibe as responsabilidades em relação ao resto do mundo: se não estão melhor a culpa só pode ser deles.
Esta economia vende-se porque as pessoas querem saber como se ganha dinheiro e como se pode ser mais esperto que os outros pensando um pouco sobre as coisas.
A economia liberal é vendida a um nível “Micro”, sem politica ou ideologia envolvida, apenas coisas do quotidiano que interessam a quem tem todos os dias que lidar com projectos de compra de casa, carro e gestão de pequenos orçamentos familiares. Através de uma linguagem simples, onde se mistura com oportunidade expressões mais técnicas, é possível mostrar aquilo que as pessoas querem ver, sempre após o pagamento respectivo.
Vender a Economia, irónico, vender a ciência que tenta explicar e entender os mecanismos de vendas…
(Também publicado em “http://o-quelhas.blogspot.com”)
1 Comments:
Olá!
Muito interessante...
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