segunda-feira, novembro 14, 2005

Confrontos Europeus

Os recentes confrontos que têm assolado a França e que aos poucos se têm espalhado pelo centro da Europa merecem alguma atenção para além daquilo que nos é dado ver através da comunicação social.
A reprovação da constituição Europeia já tinha dado o mote para o que hoje acontece na Europa. Existe um descontentamento generalizado que se prende com a aproximação das políticas económicas europeias a um modelo Liberal pouco tradicional no velho continente. O Sistema Social Europeu, de que a França e a Alemanha são os maiores expoentes, tem sido preterido para um sistema menos intervencionista. A crise que assola a Europa serve como desculpa para que, aos poucos, os direitos dos trabalhadores e de outros beneficiários de protecção social venham a ser delapidados.
Perante isto temos uma onda crescente de manifestações, mais ou menos ordeiras, que mostram o desagrado contra os governos e os governantes.
A violência que se começa agora a propagar pela Europa deve ser tomada em conta como um “grito” de que algo terá que mudar. Se o desagrado, que se tem mostrado mais forte nas classes desfavorecidas, passar para a classe média mais informada, poderemos estar perante uma Mudança (no sentido sociológico do termo).
Neste momento, espreita-se a necessidade de uma renovação do tipo de politica. O debate deve ser encorajado. Devemos ser nós (não governantes) a tomar as rédeas da política exprimindo as nossas opiniões!