As redes sociais e as vendas
O que é um bom vendedor? Quem são os bons vendedores? São perguntas simples de respostas mais simples ainda. Todos sabemos quem são os bons vendedores, nas vendas só há um critério de distinção: quem vende mais é melhor que quem vende menos.
Um bom vendedor é alguém com uma rede de contactos bastante elaborada. Quem venda alguma coisa tem que conhecer o comprador de hoje e saber que este pode comprar vir a comprar-lhe algo no futuro. Um grande vendedor não é um jovem, a maturidade traz contactos e os contactos vendas, a juventude apenas atribui a dinâmica que permite aumentar a rede de contactos a uma velocidade maior.
Não são apenas os contactos que vendem, a capacidade e paciência do vendedor também ajudam. A capacidade revela-se na facilidade de fazer contactos, como capacidade de relacionamento com o cliente. A paciência é um critério chave, aprender a “esperar pela venda” sem perder a postura. Um vendedor é alguém que deve estar habituado a ouvir “não” muitas vezes para poder ouvir um “sim”. Não desesperar é um requisito para continuar na função.
A rede social do vendedor é, na minha opinião, a principal vantagem do vendedor. Esta rede deve incluir não só clientes e potenciais cliente, mas também outros vendedores, entendidos dos produtos, peritos de manutenção, etc. Esta rede alem de espalhar o seu nome como vendedor pode coloca-lo em vantagem a nível de serviço. Um contacto rápido a um especialista pode fazer toda a diferença em futuras vendas. O melhor vendedor é aquele que faz duas vendas ao mesmo cliente.
Conhecer o cliente, o que ele quer e o que vais querer no futuro, ajuda a defender a tese da rede social. Uma rede social implica conhecer pessoas directa e indirectamente, posso defini-la para este texto como uma: “rede de informação privilegiada centrada num determinado indivíduo ou grupo”. A partir desta informação um bom vendedor pode definir a sua estratégia de abordagem ao cliente. Saber quando pode ou não realizar a venda, e saber encontrar o melhor momento para satisfazer uma necessidade de um potencial cliente. Saber onde deve estar e com quem deve estar é essencial para sobreviver na profissão.
A primeira grande venda que um vendedor faz é comum a todos os trabalhadores: encontrar emprego. O emprego é uma venda de capacidades, temos que provar que somos os melhores para um a função tal qual ao vender um produto temos que provar que é o melhor para satisfazer uma necessidade. O Curriculum é um documento em que provamos as capacidades de Marketing, e a entrevista é uma venda cara a cara. Nas entrevistas de grupo provamos a capacidade de criar uma rede social.
Vender é cada vez mais importante para ter sucesso, as características de um bom vendedor são parecidas as características necessárias para ter um bom relacionamento com as pessoas.
Um bom vendedor é alguém com uma rede de contactos bastante elaborada. Quem venda alguma coisa tem que conhecer o comprador de hoje e saber que este pode comprar vir a comprar-lhe algo no futuro. Um grande vendedor não é um jovem, a maturidade traz contactos e os contactos vendas, a juventude apenas atribui a dinâmica que permite aumentar a rede de contactos a uma velocidade maior.
Não são apenas os contactos que vendem, a capacidade e paciência do vendedor também ajudam. A capacidade revela-se na facilidade de fazer contactos, como capacidade de relacionamento com o cliente. A paciência é um critério chave, aprender a “esperar pela venda” sem perder a postura. Um vendedor é alguém que deve estar habituado a ouvir “não” muitas vezes para poder ouvir um “sim”. Não desesperar é um requisito para continuar na função.
A rede social do vendedor é, na minha opinião, a principal vantagem do vendedor. Esta rede deve incluir não só clientes e potenciais cliente, mas também outros vendedores, entendidos dos produtos, peritos de manutenção, etc. Esta rede alem de espalhar o seu nome como vendedor pode coloca-lo em vantagem a nível de serviço. Um contacto rápido a um especialista pode fazer toda a diferença em futuras vendas. O melhor vendedor é aquele que faz duas vendas ao mesmo cliente.
Conhecer o cliente, o que ele quer e o que vais querer no futuro, ajuda a defender a tese da rede social. Uma rede social implica conhecer pessoas directa e indirectamente, posso defini-la para este texto como uma: “rede de informação privilegiada centrada num determinado indivíduo ou grupo”. A partir desta informação um bom vendedor pode definir a sua estratégia de abordagem ao cliente. Saber quando pode ou não realizar a venda, e saber encontrar o melhor momento para satisfazer uma necessidade de um potencial cliente. Saber onde deve estar e com quem deve estar é essencial para sobreviver na profissão.
A primeira grande venda que um vendedor faz é comum a todos os trabalhadores: encontrar emprego. O emprego é uma venda de capacidades, temos que provar que somos os melhores para um a função tal qual ao vender um produto temos que provar que é o melhor para satisfazer uma necessidade. O Curriculum é um documento em que provamos as capacidades de Marketing, e a entrevista é uma venda cara a cara. Nas entrevistas de grupo provamos a capacidade de criar uma rede social.
Vender é cada vez mais importante para ter sucesso, as características de um bom vendedor são parecidas as características necessárias para ter um bom relacionamento com as pessoas.
1 Comments:
um bom vendedor é aquele que vende algo que nunca tinhas visto na vida e depois de falares com ele vês que necessitas desesperadamente disso ou que vende algo que nao necessitas para nada...
Aquele abraço
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